Entrego e Confio

Segundo o Ho’oponopono todos os problemas que temos em nossas vidas são programas, similares aos programas de um computador, que ficam rodando em nosso subconsciente.

Você já percebeu que certas situações ficam se repetindo incessantemente na sua vida? Você sempre acaba arrumando o mesmo tipo de namorado, o mesmo tipo de chefe, o mesmo tipo de doenças, e por aí vai.

Quando isso acontece, geralmente as pessoas se autodenominam como sendo azaradas ou falam algo do tipo: – Ah, eu não nasci pra isso mesmo! Em outras palavras elas se sentem culpadas por estar provocando esse tipo de situação.

O Ho’oponopono apoia a ideia de que você é 100% responsável por tudo o que acontece em sua vida. E quando você se torna consciente disso, você ganha maior poder pra transformar qualquer situação.

Mas veja bem, ser responsável não é o mesmo que ser culpado, ok? O senso de responsabilidade é muito diferente de culpa, porque se você assume que é o responsável por ter atraído o problema, você também assume que é o único responsável por resolvê-lo.

Por meio da consciência você sai do papel de vítima e assume a postura de alguém que pode transformar qualquer situação.

“O problema nunca é o problema em si. O problema é como você reage a ele. Que decisões você toma e como você decide se sentir com relação a ele.”

Quando você pratica o Ho’oponopono você dá um comando, uma permissão para o seu subconsciente apagar esses programas e estas memórias que ficam rodando em sua mente em forma de loop.

Uma vez que essa programação é apagada, você libera espaço em seu subconsciente e passa a agir a partir da inspiração. Desta forma você se torna mais criativo e começa a ter mais sucesso na forma como você lida com as pessoas e com as situações.

Uma das premissas do Ho’oponopono é a de que não existe nada fora de você. Por mais que você interaja com o mundo exterior, tudo o que você percebe, enxerga, ouve, todas as interpretações que você dá para as coisas, são criadas internamente pelo seu cérebro.

Então se o problema é criado internamente, a solução dele também só pode ser criada de dentro pra fora.

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: Tudo o que resiste, persiste! E isso se torna verdade, com relação aos seus problemas. Quando você direciona muito a sua atenção nos problemas, se preocupando com eles, você está lutando contra e isso impede o processo de liberação dele. Você literalmente está nadando contra a correnteza, contra o fluxo natural da vida.

O passo inicial para mudar qualquer situação em sua vida é aceitá-la da forma como ela se apresenta pra você. Tudo o que acontece nos serve como uma lição e quando você compreende isso, você começa a sentir gratidão por todas as coisas e a gratidão é uma das chaves para a transformação da sua vida.

Praticar o Ho’oponopono também é ter humildade para entregar os seus problemas nas mãos de uma força superior. Você entrega e confia pois tudo está certo. E a medida que você faz isso, sua vida se torna mais leve e você começa a alcançar a paz interior.

Quer aprofundar seus estudos e práticas? Conheça o Manual Prático do Ho’oponopono – CLIQUE AQUI!

Voltar

Vandré Toledo
Sobre o Autor

Vandré Toledo é Master em PNL - Programação Neurolinguística (Certificação Internacional NLP-IN), Fundador do Ho'oponopono Center, Escritor do Livro Digital "Manual Prático do Ho'oponopono", Facilitador de Meditações, Músico Multi-instrumentista, Cantor e Compositor. Siga-me no Instagram: @vandretoledo



Vídeos Ho'oponopono